Fragmentos extraídos do texto: "ORIENTAÇÃO ESPECIFICA PARA COOPERATIVAS DO RAMO DE TRABALHO" Enviado pelo presidente da Comac, a todos os cooperados.
"O Cooperativismo existe para beneficiar as pessoas e nunca para prejudicá-las. Por isso as cooperativas legítimas costumam ter as seguintes características:
* É gerida conforme os interesses do seu quadro social, devidamente organizado para tomar decisões democráticas, bem como para acompanhar o cumprimento das decisões tomadas (autocontrole);
* Espelha o nível de consciência, de união e de organização de um grupo de pessoas, comprometidas com o mesmo negócio, e não se torna uma empresa para explorar a mão-de-obra do seu próprio quadro social;
OBSERVAÇÕES:
* Quando uma cooperativa de trabalho é autêntica, qualquer cooperante, independente do nível de instrução, logo percebe isso, sem precisar de longas explicações.
* Sempre que surgir um clima de desconfiança na cooperativa, algo de errado está acontecendo, que até pode ser falta de informação, e deve ser resolvido de imediato, pois a administração de uma cooperativa deve ser participativa, transparente e de mútuo comprometimento".
Nenhum comentário:
Postar um comentário